top of page

13 Curiosidades sobre San Andrés


Eu nunca tinha viajado para outro país, e ficava pensando: "O que será de diferente que tem lá?", porque viajando para outro Estado já é algo totalmente diferente, vemos tantas coisas novas, culturas distintas daquela região, agora imagina indo para outro país onde quase tudo é diferente daqui?

Por isso decidimos fazer uma lista com as coisas que nós achamos diferentes, pois não conhecíamos, pode ser que você pense: "Ah isso eu já sabia" ou "Ah, isso tem aqui", mas pra gente é algo novo e diferente.

1 - O transito lá é uma loucura, você basicamente não precisa de carta, não precisa de lanterna, retrovisor ou capacete, como se não bastasse você pode andar com 2, 3,4 ou 5 pessoas em uma unica moto. A policia não faz vista grossa para isso, eles veem e nem ligam, a unica vez que vi um policial parando alguém, jurava que seria pela quantidade de pessoas na moto (2 crianças e 2 adultos), mas ele só disse "Não entre ai, que é contra mão". Ok.

2 - San Andrés tem um período morto no dia, das 13h as 15h a ilha para e você fica com pouca opção para fazer qualquer coisa, tem alguns restaurantes que abrem meio dia, esses continuam abertos até umas onze da noite, mas todo o resto fecha. Já tínhamos ouvido falar disso, mas no primeiro dia quando pegamos esse período morto bem na hora que íamos comer, levamos um pequeno sustinho.

3 - Algumas comidas nossas não vamos encontrar lá (óbvio), mas quando você chega e ver coisas com os mesmos nomes das coisas daqui gera a maior dúvida: "será que tal coisa, é tal coisa aqui?", essa parte de conhecer a culinária local é bem divertido, primeiro foi o pastel, achei sensacional ter pastel lá, só que não, o pastel era um enroladinho folheado com a massa meio adocicada; superamos o pastel e decidi pedir churros, que foi a 3º coisa mais decepcionante da ilha, pois era uma rosquinha oleosa com açúcar e isso foi bem frustante, já que eu tinha certeza que ia ganhar um churros, afinal tem churros até no Chaves; jamón é o presunto de lá, mas o sabor é bem diferente do nosso, acredite; Zucaritas, é o Sucrilhos versão colombiano, só que é bem menos doce, assim que você come você sente a diferença, mas o gostinho que fica no final é o mesmo; se for jantar no restaurante Café Café irá se deparar com a torta da casa, não se anime colega, ta ai a 2º coisa mais decepcionante, a torta da casa na verdade é um bolo de laranja com uma calda de chocolate ruim.

4 - É impossível achar cocô gelado lá e olha que procurei, o pessoal vende do jeito que ta no coqueiro. Você vai achar cocô de tudo qualquer jeito, menos gelado. Nunca desejei tanto um cocô bem galidinho igual desejei na ilha. Sem dúvidas, essa foi a 1º coisa mais decepcionante.

5 - A maior parte dos hotéis só tem água fria, se isso é algo realmente preocupante para você, procure nos comentários que a galera faz sobre os hotéis se nele tem água quente. Não adianta se apegar no preço que tem hotéis que mesmo sendo caro a água é fria.

6 - Sabe aquela velha história que brasileiro faz fila pra tudo, nem sabe pra que é a fila, mas já está entrando? Então, ou nós somos complexados com filas ou as pessoas de lá não entendem o significado dela, porque sempre vão furar fila. Notamos que a maior parte dos nativos passam na frente da galera sem nem ligar, ainda olha para sua cara pra ver se você achou ruim, e no inicio pensei que era só com os nativos, mas até nos passeios o negócio era punk, e eu sou super irritada, tinha vontade de sair empurrando todo mundo, mas ok, estamos de férias vamos ignorar.

7 - Los catchioros, los perritos, são criaturas extremamente carentes, é muito comum achar cachorros que se vendem por um pouquinho de carinho e é triste não poder levar eles juntos com você. A vontade era de colocar na mala e trazer para o Brasil, principalmente a nossa amiga da foto da direita, que ficou um bom tempo nos seguindo e se enfiando no meio da gente na Ilha de Providência.

8 - Os colombianos (homens) tem uma moda própria de cabelo, todo mundo tem o mesmo corte e é super brega, pense no cabelo do xitãozinho com aquela rabinho atrás, pensou? Agora pensa no cabelo crespo, todo enroladinho com aquela rabinho, o cabelo alto atrás e raspado na maquina zero nas laterais e em cima. Era bem engraçado.

9 - Nos mercados vendem porção unitária para quase tudo, macarrão para uma só pessoa, óleo bem pequeno, papel higiênico unitário, acredito que é pelo fato da ilha ser turística e as pessoas preferem comprar em pequenas porções, pois vão ficar pouco tempo lá, mas achei interessante.

10 - Ainda no mercado você vai achar saco de 5 litros de água, e você bebe direto do saco, é super difícil colocar no copo e também tem lugares que vendem esses sacos em pequenas quantidade, tipo um copo. Dizem que aqui no Brasil tem, mas eu nunca vi isso.

11 -Tem um pedaço da ilha que parece o fim do mundo, venta demais, as ondas são grandes a praia cheia de pedras e as vezes GAROA. É bem bizarro.

Fonte: Google maps

12 - Todo mundo adora uma buzina. Atreva-se a parar o transito por meio segundo que seja no centro da cidade, vai ouvir tanta buzina, mais tanta buzina que chega a ser estressante.

13 - Juan Valdez é uma delicia, o de chocolate, então, nem se fale, se for nas lojinhas tome um nevado de chocolate, vai amar e quando voltar traga vidros de café e revenda, porque a galera paga caro nesses cafés aqui.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page